Com o objetivo de proporcionar de forma sistêmica, a melhoria da qualidade de ensino desenvolvido na Faculdade, a CPA - Comissão Permanente de Avaliação, busca implementar diretrizes e indicadores para melhoria dos processos internos da instituição. 

Além disso, a CPA possui representantes dos corpos docente, discente e técnico, o que viabiliza a discussão sobre as necessidades de cada setor. 

Abaixo, listamos algumas das melhorias no ano de 2017:

Ampliação do espaço físico, CONTRUÇÃO do prédio anexo para maior comodidade aos alunos e professores. 

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Melhoria na cantina da faculdade, com a reforma e ampliação do ambiente, nossos alunos poderão fazer suas refeições de........

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Mais bebedouros:


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Renovação de softwares orginais, proporcionando segurança e dispónibilidade dos computadores nos laboratórios e espaços de acesso comum.


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Criação do Núcleo de Educação a Distância, que tem por finaliade: 

a) Valorizar o papel da Educação a Distância na implantação de uma nova cultura educacional, comprometida com a formação do educando em múltiplas linguagens, com a ampliação dos espaços educacionais e dos domínios do conhecimento;

b) Desenvolver uma cultura institucional favorável à incorporação da aprendizagem aberta e a distância;

c) Contribuir, por meio da disseminação de programas, conhecimentos e tecnologia aplicada à Educação a Distância, para a melhoria da qualidade e ampliação das possibilidades de acesso ao ensino superior;

d) Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino presencial, incorporando a este, recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da educação a distância;


  1. Elaboração de estratégias para melhoria da qualidade de ensino
  2. Ampliação e reforma da biblioteca
  3. Aquisição de novos computadores e tablets para a utilização dos alunos na biblioteca
  4. Aquisição e renovação constante do acervo bibliográfico
  5. Criação de política de renovação tecnológica
  6. Proposta de criação do plano de carreira técnico/administrativo
  7. Proposta de melhorias no plano de carreira docente
  8. Construção da sala de coordenação, TI e atendimento psicopedagógico
  9. Placas de identificação em braile em toda a estrutura
  10. Ampliação da cantina
  11. Ampliação do xerox
  12. Ampliação da secretaria
  13. Piso antiderrapante
  14. Ampliação e melhorias da sala dos professores
  15. Investimentos diversos em todos os laboratórios
  16. Medidas de segurança para o anfiteatro (saída de emergência)
  17. Programa de estímulo à qualificação e publicação docente
  18. Adequação dos métodos de ensino e avaliação para a melhoria do desempenho dos alunos no ENADE
  19. Criação da brinquedoteca com a parceria da Escola Municipal Vereador José Alvarenga
  20. Implantação de sistema de monitoramento de câmeras no entorno e nas dependências internas da faculdade
  21. Aquisições tecnológicas:
  22.                            Data shows; Computadores; Impressoras; Roteadores; treinamentos para uso do sistema e tecnologias.
  23. Aquisição de softwares originais de uso comum e softwares específicos para os cursos de Engenharia de Produção e Ciências Contábeis
  24. Aquisição de impressora para utilização didática para disciplinas específicas do curso de Ciências Contábeis
  25. Contratação de um professor com titulação de doutorado
  26. Direcionamento de esforços e estratégias para melhoria do desempenho da prova do ENADE

- Prof Ana Adalgisa Simão: coordenadora da CPA;

- Prof Juliana Almeida Chaves: vice coordenadora;

- Sra Leila Holland e Sr Ricardo de Paula Pouças: representantes técnico administrativos da instituição;

- Professores Adriano Kerver de Sousa, Alexandre Maia Reis, Jackeline Sousa França, Rodrigo Bahia e Roney Felicio Barroso: representantes docentes.

- Sr Carlos Alberto Chaves: representante da comunidade.

-  Darlene Anastacio de Bastos, Jeferson Vieira Viana, Emilyn de Paula Ferreira e Joyce Camila Alvarenga: representantes discentes.


  1. formular propostas para a melhoria da qualidade do ensino desenvolvido pela Faculdade
  2. propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes;
  3. estabelecer diretrizes e indicadores para organização dos processos internos de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações à direção da Faculdade;acompanhar permanentemente e avaliar, anualmente, o Plano de Desenvolvimento Institucional, propondo alterações ou correções, quando for o caso;
  4. acompanhar os processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação,
  5. submeter, até 30 de janeiro, à aprovação da Diretoria,  o relatório de atividades do ano findo
  6. realizar estudos sistemáticos sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação participantes do ENADE, em confronto com o desempenho demonstrado pelos mesmos no processo regular de avaliação da aprendizagem; 
  7. acompanhar a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação da Faculdade, realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
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