PEDAGOGIA

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este licenciado não se restringe a dar aulas. As secretarias de Educação vêm abrindo concursos para funções de coordenação pedagógica nas escolas públicas. E a obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches amplia o mercado para este licenciado. “Para além do espaço escolar, o pedagogo é procurado para atuar no meio empresarial, em funções cuja principal aptidão é saber como ensinar”, diz Elianeth Dias K. Hernandes, coordenadora do curso de Pedagogia da Unesp, em Marília. Uma área em destaque é a pedagogia hospitalar, na qual o profissional elabora projetos didáticos para crianças e jovens internados. A educação corporativa também atrai cada vez mais pedagogos. Nesse caso, eles trabalham com programas de divulgação da cultura das grandes empresas e aprendizagem contínua dos funcionários. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas nas demais regiões do país a demanda também é grande.

Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso federal para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC);

O que você pode fazer

Administração escolar

Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Lecionar nas cinco primeiras séries do ensino fundamental.

Educação especial

Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.

Orientação educacional

Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial

Desenvolver projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Pedagogia hospitalar

Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.

Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino.

Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/ 04/08/14

Mais nesta categoria: MATRIZ CURRICULAR - PEDAGOGIA »