CIÊNCIAS CONTÁBEIS


É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter o registro profissional.

MERCADO DE TRABALHO

Em 2010, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. E a Receita Federal exige hoje que as empresas enviem as informações por meio digital. Essas mudanças no modo de registrar e apresentar a contabilidade das empresas mantém muito aquecido o mercado de trabalho para este profissional, segundo Valcemiro Nossa, coordenador do curso da Fucape. “O mercado está em alta e continuará assim por um bom tempo”, diz ele. Escritórios de consultoria e empresas contratam o profissional para trabalhar, principalmente,
na área tributária. E os escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Também há boa oferta no setor público, com a oferta de vagas por concurso. O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Há oportunidades em todas as regiões do país. Nas capitais e no interior, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.

Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 2.000,00 (fonte: profa. Miltes Angelita Machuca Martins, da Un

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Auditoria

Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
Contabilidade ambiental
Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.

Contabilidade gerencial

Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.

Controle e perícia

Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.

Ensino

Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é preciso pós-graduação.

Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/ 04/08/14

Mídia